segunda-feira, 17 de maio de 2010





















São os hormônios responsáveis por uma série de sensações.
Os hormônios são produzidos no cérebro para então serem liberados na corrente sangüínea, despertando satisfação, bem-estar e relaxamento, além de terem ação decisiva na libido.

As etapas relacionadas à produção de hormônios durante a relação sexual estão dividida em quatro fases. O Dr. José Carlos Riechelmann, Presidente da Associação Médica Brasileira de Sexologia, nos ajuda a entender melhor o que acontece com o nosso corpo até o momento do pós-orgasmo.

1 - FASE DE EXCITAÇÃO

A testosterona, hormônio masculino é o responsável pelo desejo sexual, tanto nos homens quanto nas mulheres. O estrógeno, hormônio feminino é extremamente importante para manter a elasticidade e umidade vaginal, o que tornará a relação sexual mais prazerosa para a mulher sem a sensação de desconforto. Mas não possui função importante para estimular o desejo sexual.

2 - FASE DE PLATÔ (PRÉ-ORGASMO)

Homens e mulheres apresentam aumento na concentração de adrenalina e noradrenalina. Em alguns homens junto com o orgasmo ocorre a elevação entre 20% e 360% do hormônio ocitocina. Esse hormônio também é responsável pela contração uterina pós-parto e ejeção do leite durante a amamentação, mas a ação da substância no organismo não está clara.

3 - FASE DE ORGASMO

Após o orgasmo ambos os sexos têm uma grande elevação do nível de prolactina. Esse hormônio reduz os níveis de testosterona e estrógeno do organismo, o que inibi o impulso sexual após o orgasmo. Além de ser o responsável pela produção do leite nas mulheres.

4 - FASE DE RESOLUÇÃO (PÓS-ORGASMO)

O nível de prolactina permanece elevado até uma hora após o orgasmo. Nos homens, o hormônio inibe o desejo e desencadeia sonolência. Enquanto as mulheres permanecem excitadas e conseguem ter outros orgasmos após o primeiro.

A falta ou desnível de qualquer hormônio pode ser tratada com reposição hormonal, que é extremamente importante à saúde da mulher, afirma o ginecologista Álvaro Moura Ribeiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário